Novas opções de transporte público na Zona Sul

De dois meses para cá, quem passa em frente ao BarraShopping enxerga o píer do novo ponto do catamarã pronto para entrar em funcionamento. Segundo o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, todas as licenças já foram obtidas e a questão agora está nas mãos da Marinha a análise final e entrega da autorização para início das operações. Quando entrar em funcionamento, os passageiros poderão se deslocar ao Centro Histórico ou ao município de Guaíba. A ligação com o Cais Mauá vai custar R$ 5 e levará cerca de 10 minutos. Já até a cidade vizinha, serão 12 minutos de viagem pelo valor de R$ 7,25. O próximo passo será a construção de dois terminais na Ilha da Pintada. O catamarã que fará esta linha tem capacidade para 138 passageiros, 6 metros de altura, 22,78 metros de comprimento, 7,10 metros de largura e velocidade de transporte com passageiros de 45 km/h. Outro meio de transporte que está me estudo para servir a Zona Sul, mas num futuro mais distante é o aeromóvel. O estudo de viabilidade de uma nova linha foi apresentado recentemente ao prefeito José Fortunati pela direção da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb). O projeto prevê um total de 17 quilômetros com diferentes opções de traçado, saindo do Mercado Público com terminais na Praça Itália, em frente ao shopping Praia de Belas, o terminal Cristal em frente ao BarraShopping e na avenida Juca Batista, na Zona Sul da Capital.  No estudo, também foi prevista a possibilidade de integração com os outros sistemas de transporte existentes em Porto Alegre com os que serão implantados (BRTs e metrô), e com o Catamarã da zona Sul. O prefeito disse que técnicos farão uma avaliação do impacto e das possibilidades de implantação do projeto. “Assim que tivermos os resultados dessa análise faremos uma nova reunião com a Trensurb para definir os próximos passos”, explicou Fortunati.

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